terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vita!

O que compõe o seu jeito de ser? Seus desejos e aspirações? Como você se comporta diante do novo?
Será que tomamos sempre o melhor caminho? Somos guiados de alguma maneira?


Inúmeras perguntas poderiam ser feitas para o desconhecido caminho: Vida.
Imaginemos que no mundo existam cerca de 7 bilhões de pessoas (número da população estimado para 2011), e que cada pessoa, de cada país, cultura, política e de sonhos diferentes, desejem o mesmo: Felicidade. 


O que realmente lhe trás felicidade? Pare e pense. 
No momento em que desejamos algo, já não desejamos mais. Pois está ultrapassado. A felicidade requer um upgrade diário. Um cuidado. Um cultivo. Pois, assim como um bom professor, ou um bom aluno, existe o bon vivant! E para ser bom em algo, necessita-se de prática.


Claro que, atualmente, a vida não está fácil. As necessidades e desejos, tanto sociais quanto pessoais, são imprescindíveis.
A pirâmide de Maslow generaliza o conceito de necessidade:
E o que é realmente necessário para você? Necessitamos mais de sexo do que amor? (segundo a pirâmide). Quando atingiremos a auto-realização? Teremos que passar por todas as bases da pirâmide? Felizmente não para algumas pessoas. O conceito de felicidade requer fórmula. Porém, requer 7 bilhões de fórmulas diferentes. E outras bilhões, com infinitos elementos que possam compô-la, serão descobertas ainda.


''Final feliz'' é um conceito mortiço, no qual a felicidade só é alcançada com a chegada do fim. Da morte. 
Todo o esforço é recompensado. É como um investimento que, quando bem aplicado, lhe trás bom retorno. Existindo investimentos de longo, médio e curto prazo. 


''Aqui se planta. Aqui se colhe.'' Saiba escolher as melhores sementes, rega-las, expô-las ao sol, protegê-las do mal tempo. Raízes profundas não são retiradas tão facilmente do solo.






A vida é um exercício.